Cursos Livres

Música

Curso de Pianinho

A partir dos 4 e até aos 5 anos, o Curso Livre “O Pianinho” pode representar uma boa opção. O objetivo é desenvolver a criatividade, estimulando o gosto pela música, em contato com o piano. Este curso permite o desenvolvimento das capacidades auditivas, o desenvolvimento intelectual, aperfeiçoamento da expressão individual e disciplina mental, criando uma maior autoconfiança no desenvolvimento da criança.

Pré-Inscrição
Curso de Descobrir

Direcionado para as crianças, propõe ao aluno um percurso para a descoberta do corpo, do movimento e das potencialidades expressivas e criativas, combinando a Música e a Dança. Iniciando o curso com a presença de um familiar, é essencial o termo autonomia, permitindo que o aluno atinga maturidade para realizar a aula progressivamente de forma independente, sem a presença do familiar. Através da estimulação e exploração, desenvolvemos no aluno a capacidade físico-motora, psíquica e intelectual permitindo e estimulando o aperfeiçoamento da sua capacidade auditiva, do movimento corporal, da perceção visual, exercitação do raciocínio, concentração e da capacidade de memorização. Para idades pré-escolares, o Descobrir permite, de modo informal, o primeiro contacto com diferentes formas de expressão artística, nomeadamente a Dança e Música.

Pré-Inscrição
Pequenos Violinistas

É um projeto desenvolvido para crianças entre os 4 e os 6 anos e que estão a iniciar os estudos no mundo da música.

Pré-Inscrição

Dança

BALLET CLÁSSICO – ROYAL ACADEMY OF DANCE

A Royal Academy of Dance (RAD) é uma instituição internacional de ensino e de certificação de dança. Foi fundada em 1920 como Association of Operatic Dancing of Great Britain, recebeu a Royal Charter em 1936 e mudou o seu nome para Royal Academy of Dancing. Em 1999, tornou-se na Royal Academy of Dance. Líder internacional no ensino e formação de dança, a Royal Academy of Dance é reconhecida internacionalmente pelos elevados padrões de ensino e aprendizagem.

Promove e fortalece o conhecimento, a compreensão e a prática da dança a nível internacional, ensinando e formando professores e alunos, assim como assegurando a realização de exames que premeiam o sucesso, preservando deste modo a riqueza do valor artístico e educacional da dança para as gerações futuras. Um bom desempenho na dança contribui para o desempenho geral de um aluno, ajudando a desenvolver competências como o controlo motor, consciência em termos de saúde e segurança, autoexpressão, boa forma física e resistência, capacidade mental e confiança.

Pré-Inscrição
HIP-HOP

O curso de dança Hip Hop é um curso destinado a faixas etárias mais jovens. Com grande importância histórica e cultural, o Hip hop tem origem afro e latino-americana. Na presença de tantas influências, o Hip Hop tornou-se numa afirmação cultural. Podendo dividir a técnica em três estilos principais: breaking, locking e popping; de onde derivaram estilos novos como o krumping, tecktonik, jerkin’ e jazz funk. O curso apresenta diferentes aulas, adaptadas à faixa etária de cada aluno. O Hip Hop para crianças é uma prática que põe em ação o desenvolvimento de uma aprendizagem global (cognitiva, afetiva, sensorial, motora e estética). Enquanto o Hip Hop para adolescentes apresenta um vocabulário tecnicamente mais difícil, reproduz técnicas específicas e coreografias de “repertório”. Esta prática possui características próprias, sendo o seu principal objetivo aumentar o repertório do movimento dos alunos a partir de um estilo misto, derivado da cultura afro e latino-americana, que com o tempo foi recebendo influências culturais dos tempos modernos e criou novos estilos com características bem marcadas. As aulas proporcionam aos alunos uma educação corporal com a introdução de exercícios que trabalham os diferentes segmentos corporais de formas isoladas, para, futuramente, utilizar formas mais globalizadas. Funciona, ainda, como agente de aprimoramento da postura, da coordenação motora, do equilíbrio, da flexibilidade e da amplitude articular. Desenvolve o sentido rítmico e a musicalidade, aumenta a capacidade de memorização, potencia a criação de dinâmicas de movimento, promove a consciência corporal, a perceção espacial e a expressão artística, ajuda a libertar a capacidade criadora e favorece a socialização.

Pré-Inscrição
SEVILHANAS E FLAMENCO

Técnica de dança que vai desde o folclore a ritmos mais complexos. Com postura elegante, movimento de mãos e salero o corpo; esta técnica funde o baile com o canto e a música numa cultura apaixonante, que vive entre palmas e compassos, sapateados e “olés”! O curso inicia-se nos palos flamencos (ritmos) através das sevilhanas. É um ritmo a seis tempos, composto por 4 coreografias próprias, que proporcionará aos alunos as bases necessárias para avançar para o flamenco. Seguimos a exploração por esta técnica com um ritmo a quatro tempos, simétrico e quadrado: a rumba flamenca. Dependendo da capacidade de aprendizagem da turma, podemos avançar para ritmos mais complexos, seguindo a seguinte ordem: tango (4 tempos), fandango (3 tempos), garrotín (4 tempos), farruca (4 tempos), alegría (6 tempos), bulería (6 tempos) e flamenco fusión.

Pré-Inscrição
DANÇA CONTEMPORÂNEA

A Dança Contemporânea é uma conjugação de métodos que surgem a partir da dança moderna e pós-moderna. Este tipo de dança não se molda com técnicas ou movimentos específicos, na medida em que todos os movimentos produzidos pelo corpo são possíveis e passíveis de serem construídos. Contudo existem várias competências/skills necessários a serem desenvolvidos na formação de um bailarino. Através da Dança Contemporânea pretende-se que o aluno descubra o seu corpo, as suas possibilidades de movimento, aumentando a sua consciência corporal e aprofundando o seu olhar estético e artístico nesta área, a dança.

Pré-Inscrição

Inscreve-te já! Ano Letivo 2020/2021

Curso e Instrumento a que se candidata de Música e/ou de Dança:































Para mais informação: www.cc-amarante.pt ou através do número 963087462